Avançar para o conteúdo principal

Bolo Rei de Chocolate

Esta receita é da Mafalda Pinto Leite, que retirei do seu facebook - Dias com Mafalda
Da próxima faço só meia receita porque ficou mesmo muito grande... e irei por mais essência de baunilha e mais açúcar... Ahhh!! e mais tempo a levedar. Tem que ficar pelo menos 2 horas.

Vou colocar aqui a receita tal como eu a fiz:

Ingredientes Massa:
500ml de leite morno (se estiver quente vai “matar” o fermento)
1 colher de sopa de Essência de Baunilha
Fermento Seco - duas saquetas de Fermipan
½ colher de chá de sal
200g de açúcar
250 g de quark 10% (um tipo de queijo creme à venda nos supermercados)
100g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
1kg 200 de farinha sem fermento (tipo 55)

Ingredientes Recheio:
250g de chocolate, picado
50g de açucar
1 boa pitada de sal (usei flor de sal)
40g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente


Procedimento
Aqueça o leite (para ficar morno) e coloque a essência de baunilha.Seguidamente dissolva o fermento no líquido, Deixe repousar por 10 minutos ou ate começar a espumar (sinal que o fermento está a funcionar). - no meu caso nunca espumou....

Deite a mistura de leite numa tigela da batedeira, junte o açúcar, sal e quark.

Adicione a farinha alternada com a manteiga. Batendo bem entre cada adição para incorporar a manteiga. Junte farinha suficiente para a massa ficar macia e húmida mas não cole aos lados da tigela (atenção para deixar a farinha incorporar-se na massa, se adicionar farinha a mais vai tornar o pão duro e seco! É preciso ter paciência).

(Para quem tiver bimby eu misturei os líquidos todos lá, e depois fui deitando a farinha e colocando na velocidade espiga durante um minuto de cada vez. Ainda assim é um processo longo.)

Tape a massa com um pano de cozinha húmido e deixe levedar por 1 hora ou até duplicar em tamanho.

Enquanto isso faça o recheio.

Pique o chocolate e coloque-o num processador de alimentos (robot/bimby) e faça Turbos até obter pedaços maiores e o restante esteja em pó. Junte o açúcar e sal e volte a bater (agora até vel.5) para incorporar. Adicione a manteiga e bata até obter uma pasta. (no meu caso acho que não ficou bem uma pasta por a manteiga estar fria)... Reserve.

Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Vire a massa do pão para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha. Estenda a massa de maneira a obter um rectangulo comprido. Polvilhe uniformemente com a pasta de chocolate. Enrole a parte mais comprida de maneira a obter um tronco/cilindro. Belisque as dobras da massa.

Com uma faca afiada corte ao meio em comprimento. Faça uma trança desses dois pedaços. Volte a beliscar as pontas da massa para as “colar”.

Fotografia da Mafalda Pinto Leite:



Coloque num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal untado com manteiga e polvilhado com farinha.
Pincele o pão com um ovo batido com 2 colheres de sopa de natas.
Leve ao forno por 45 minutos ou ate estar dourado e cozinhado no interior.
O meu bolo antes de ir ao forno:





Não tenho fotografias minhas do final.. só mesmo estas antes de ir para o forno!!
A repetir sem dúvida, mas farei, como já disse, apenas meia receita.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Equivalências na cozinha

Não são poucas as vezes que estou na cozinha e tenho dúvidas sobre como substituir alguns ingredientes, ou como pesar certos alimentos de forma mais rápida, ou até de adaptar alguns alimentos.... Neste post, que espero ir editando, vou colocar algumas informações que tenho a certeza que irão ser úteis :)  Para saber quantas maçãs são meio quilo de maçãs, e outras informações de equivalências de medidas ver aqui:  http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Equival%C3%AAncias   Se pretender  substituir a gelatina  em folha pela gelatina em pó, o termo de equivalência é uma colher de chá de gelatina em pó, por cada folha; Sobre fermentos consultem:  http://receitadigital.blogspot.pt/2009/05/tabela-de-conversao-de-fermentos.html?m=1  Para os tipos de farinha , 55 é uma farinha mais fina que a 65. Quando uma receita diz especificamente que depreende farinha 65 e só temos em casa farinha 55, devemos usar mais 10% de farinha. Ex: 400gr de farinha tipo 65 ou 440gr ti

Scones sem Ovos

E quando nos apetece fazer um lanche e não há ovos para umas panquecas ou scones?? Um drama que a vontade (vá... a fome e a gula!!) não me deixaram parar!! Li.. e li mais um bocadinho e fiz assim: Então para "Scones sem Ovos"...  Ingredientes  (rendeu 5 scones) 125 g farinha 15g manteiga sem sal 25g açúcar (mais umas 2 colheres chá para o fim) 50 g leite 20g óleo 2 c. chá de fermento em pó 1 pitada de sal Procedimento Liga-se o forno a 200º e prepara-se um tabuleiro forrado com papel vegetal. Colocam-se os ingredientes líquidos seguidos dos sólidos todos no copo e mistura-se 10seg/vel.6 . Com uma colher de gelado tiram-se pequenos pedaços de massa para o tabuleiro. Coloca-se o acúcar que sobrou numa tacinha com uma colher de chá de àgua e põe-se por cima dos scones. Vai ao forno até dourar. Não cresceram muito (talvez da próxima colocar em formas de papel) mas estavam bem saborosos e fofos :) Salvou o dia! (sem fotografia....)

Tarte de Limão Merengada

Ingredientes Massa: 1 pacote bolacha Maria 3 colheres sopa manteiga amolecida  Recheio: 1 lata de leite condensado 2 gemas Sumo e raspa de 1 limão Merengue: 2 claras  2 colheres de sopa de açúcar  Procedimento Picar a bolacha maria na vel. 9, 10seg. Deitar a bolacha sobre uma forma amovível ou pirex de tarte. Deitar sobre a bolacha a manteiga amolecida e juntar tudo, pressionando sobre a forma, de forma a forrar toda a base. Colocar a forma no congelador enquanto se prepara o recheio. Ligar o forno a 180 graus. Sem limpar o copo da bimby, deitar o sumo e a raspa do limão, e bater na vel. 9, 30 seg. Deitar em seguida o leite condensado e bater 30 seg, vel4. Acrescentar as gemas e bater novamente 30 seg na velocidade 4.  Verter a mistura sobre a forma, e levar 10 minutos ao forno. Enquanto isso, lava-se e seca-se bem o copo. Coloca-se a borboleta, e deitam-se as claras. Programa-se 2 min, vel.4. Quando faltarem 30 segundos para terminar, deitam-se